teorico
Prof Ms Alexandre Silva
Medidas de Tendência Central e de Dispersão
Vamos abordar um assunto importante no que diz respeito a transmissão das informações relativas à amostra ou população estudada. A condensação dos dados facilita a compreensão das características essenciais de uma amostra ou população, em se tratando de dados obtidos desses. Para viabilizar essa etapa, usamos as medidas de tendência central e de dispersão.
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essas medidas.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
Vamos pensar na seguinte situação: Um pesquisador investigou 7 alunos universitários para saber quantas pessoas fazem uso do computador em suas respectivas residências. Vejam os dados coletados: Fonte: http://pro.corbis.com/Enlargement/Enlargeme nt.aspx?id=42-15490559&caller=search
Aluno
Sônia
Quantidade de 2 pessoas que usam computador em casa
Marcela
Fábio
Maria
Joana
Carlos Paulo
0
1
1
0
0
10
Considerando os dados acima, é correto afirmar que a média de usuários de computador nas residências dos alunos entrevistados é de 2 usuários por residência?
Justifique.
Resposta:
Depende. Se fizéssemos a soma de todos os usuários e dividíssemos pelo numero de alunos entrevistados, com certeza encontraríamos que, em média, há 2 usuários de computador em cada residência. No entanto, se fizermos uma análise estatística adequada, perceberíamos que na casa de Paulo algo de diferente, se comparado às demais casas, acontece: lá há 10 usuários de computador!! Percebam que é um valor que foge do padrão normal dos demais usuários. O correto seria que excluíssemos esse valor, para encontrarmos o “padrão real”, ou seja, a caracterização real dos usuários em cada casa. Se fizéssemos essa exclusão, teríamos uma média de 0,66 usuários, o que parece mais sensato, uma