teorias
Teoria Econeomathusiana: deve-se aumentar as áreas produtoras sem deixar de preocupar com a questão da preservação ambiental. Além disso, retirar da natureza os alimentos que o homem sempre consumiu;
Teoria da Transiçào demográfica: a população que está em lugar onde a produçào de alimentos é escassa tende a buscar novas regiões.
Adri.pr answered 7 years ago
TEORIA NEOMALTHUSIANA - Trata-se de uma tentativa de explicar a fome nos países subdesenvolvidos. Postula que populações jovens numerosas demandam grandes investimentos nas áreas sociais emdetrimento dos investimentos produtivos, o que impediria o seu pleno desenvolvimento.
III. TEORIA REFORMISTA - Uma população jovem e numerosa não é a causa do subdesenvolvimento, mas sua conseqüência.
A Teoria Malthusiana-Exposta em 1798, foi a primeira teoria demográfica de grande impacto e até hoje a mais popular de todas, apesar das falhas que apresenta.Preocupado com os problemas sócio-econômicos (desemprego, fome, êxodo rural, rápido aumento populacional) decorrentes da Revolução Industrial e que afetavam seriamente a Inglaterra, Malthus expôs sua famosa teoria a respeito do crescimento demográfico.
A transição demográfica é, no geral, um processo de diminuição de taxas de mortalidade e natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional. E esse termo, que é utilizado em demografia, ajuda a entender ao mesmo tempo dois fenômenos:
Em primeiro lugar, explica porque o crescimento da população mundial se disparou nos últimos 200 anos (passando dos 1.000 milhões de habitantes no ano 1800 aos 6.500 milhões na