Teorias
Carolina Leandro de Oliveira RA B60138-8
Dinâmica das Relações Interpessoais
Motivação – Necessidades Humanas
Gestão em Tecnologia de Recursos Humanos
Universidade Paulista - Unip
São Paulo – 2013
SUMÁRIO
1 A TEORIA DE MASLOW 4
2 A TEORIA DE HERZBERG 5
3 A TEORIA DE MC GREGOR 8
4 A TEORIA DE VROOM 9
5 A TEORIA DE LAWLER 11
6 A TEORIA DE ARCHER 12
7 A TEORIA DE ROKEACH 15
8 A TEORIA DE MCCLELLAND 16
INTRODUÇÃO
A motivação tem sido considerada como um fator importante, e aqui considerada especificamente, no trabalho. A literatura tem mostrado que, desde a Antiguidade, existe uma preocupação com as razões pelas quais as pessoas agem ou pelas quais decidem o que fazer. Fatores que impulsionam as pessoas a fazerem algo, estão relacionados a uma hierarquia de necessidades como exercer um cargo, ter reconhecimento e progresso profissional, entre outros.
Percebendo-se que, em qualquer organização, o reconhecimento, em seus vários aspectos de abordagem, representa um elemento de grande importância para o desempenho profissional, pretendeu-se estudar os fatores de motivação e insatisfação no trabalho.
A motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestados por meios de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho, é também um processo que governa escolhas entre o comportamento, é uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes. Esse trabalho mostra que a motivação é o objetivo que imaginamos possuído pelos outros e que em geral contamos encontrar em alguma meta imediata e notória, como ambição de dinheiro, desejo de segurança ou esforço para ter prestígio. No entanto, as metas pelas quais as pessoas parecem lutar, ao serem analisadas, o que frequentemente são apenas meios de alcançar uma outra meta mais fundamental. Sendo assim, a