TEORIAS, TEÓRICOS E PRINCIPAIS CONCEITOS DA PSICOLOGIA
TEORICOS
PRINCIPAIS CONCEITOS
B
E
H
A
V
I
O
R
I
S
M
O
Jonh Broadus Watson (1878-1958),
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
Modelagem à programação pela qual, através de etapas sucessivas, um comportamento. é moldado pela manipulação deliberada das contingências de reforço. Para que o condicionamento ocorra, o analista experimental faz uso do reforço diferencial. Este consiste em reforçar aquelas respostas que favorecem o comportamento final desejado.
Comportamento operante ocorre sem qualquer estímulo antecedente externo observável. A resposta do organismo parece ser espontânea, ou seja, não relacionada com qualquer estímulo observável conhecido. Isso não significa que não haja um estímulo que elicite a resposta, mas que não é detectado quando ocorre a resposta. No entanto, na visão do observador, não existe estímulo porque ele não aplicou e não consegue vê-lo.
Reforço negativo nada mais é a remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado; isso fica explicado nos exemplos:
Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques elétricos;
Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores.
Esquiva (RN): estímulos aversivos condicionados separados por intervalo de tempo apreciável; o indivíduo se prevê e diminui efeitos indesejáveis, ex.: som do dentista. Fuga(RN): termina com o estímulo já em andamento, ex.: barulhos repentinos que incomodam;tendência de se fugir deles.
Punição: quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de umreforçador positivo presente, ex.: castigos físicos na escola ou comportamento. no trânsito(leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação).
Máquina de Ensinar: apresentam várias vantagens sobre outros métodos, dentre elas os estudantes poderiam compor sua própria resposta em lugar de escolhê-la em um conjunto de alternativas. Embora, é claro, que a Máquina propriamente dita não ensine, ela coloca