Teorias sobre braile
Aula 1
A história da origem do Sistema Braille
Conhecer a vida de Louis Braille e a origem do Sistema Braille de leitura e escrita para cegos
Os pontos Braille são sementes de luz levadas ao cérebro pelos dedos, para germinação do saber
Helen Keller
O Braille é um sistema de leitura e escrita para cegos. A leitura é feita com os dedos por meio do tato, e a escrita é feita com reglete e punção ou máquina Braille. O Sistema Braille, inventado pelo francês Louis Braille, é um alfabeto convencional cujos caracteres são indicados por pontos em relevo. São 63 combinações elaboradas a partir de seis pontos salientes, que podem representar as letras simples e acentuadas, os algarismos, as pontuações, sinais algébricos e notas musicais Musicografia Braille (saiba mais sobre o assunto ao final da aula)
Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto
Origem do Sistema Braille
Louis Braille nasceu em 1809, em Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris. Filho mais novo de Simon René Braille e de Monique Baron, tinha um irmão e duas irmãs. Sua vida foi humilde, modesta. Seu pai fabricava arreios e selas. Aos 3 anos de idade (1812), quando brincava na oficina de seu pai, Louis Braille feriu-se no olho esquerdo com um objeto pontiagudo, o que lhe causou uma infecção que progrediu rapidamente. Ela foi transmitida para o olho são, e alguns meses depois ele veio a ficar cego. Porém, Braille frequentou a escola da aldeia onde morava como qualquer outra criança, tornou-se organista e violoncelista e, em 1919, com uma bolsa de estudos, foi para a escola de Valentin Haüy em Paris a fim de dar continuidade aos seus estudos. Aos 18 anos de idade, tornou-se professor nessa instituição.
Valentin Haüy foi o fundador da primeira escola (1784) destinada à educação e à preparação profissional de pessoas cegas. Haüy teve a ideia de instruir os cegos depois de haver contemplado, em uma feira em Paris, um espetáculo no qual os cegos eram exibidos como fantoches – isso