Teorias psicológicas da educação
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DOCENTE: LUCIANA TAVARES
DISCIPLINA: PSICOLOGIA II
Análise do Método Pedagógico
Equipe: Amanda Calixto Eliabe Monteiro José Henrique Taciana Cosme Emanuel Romero
RECIFE / 20110
INTRODUÇÃO
Teorias psicológicas da educação
Comportamentalista ou Behaviorismo: Admite que aprendizagem é a habituação, isto é, a diminuição da tendência para responder aos estímulos que, após uma exposição repetida, se tornaram familiar. O "condicionamento" é um processo universal de aprendizagem: a- Condicionamento clássico: engloba o reflexo natural de resposta a um estímulo. O organismo aprende a associar dois estímulos: b- Condicionamento instrumental (operante): envolve o reforço da resposta ao estímulo. Trata-se de um simples sistema de retroação.
Não é levado em conta algumas capacidades intelectuais das espécies superiores.Não explica alguns tipos de aprendizagem, como por exemplo, o reconhecimento de padrões de fala diferentes detectados em bebês que não tinham sido antes reforçados para tal.
Construtivismo:
A aprendizagem ocorre através de uma participação ativa e reflexiva. O professor deve oferecer aos alunos oportunidade de participação ativa através do pensamento crítico. A aprendizagem acontece na ordem: ação => pensamento => conhecimento. Construção da concepção do mundo a partir das próprias experiências.
Princípios do Construtivismo
A Aprendizagem é uma constante procura do significado das coisas. A Aprendizagem deve, pois começar pelos acontecimentos em que os alunos estão envolvidos e cujo significado procura construir...
A construção do significado requer não só a compreensão da "globalidade"