Teorias psicodramatistas
Jacob Levi Moreno era de família judia. Ele tinha 5 anos de idade quando sua família se instalou em Viena onde Moreno estudou mais tarde medicina e filosofia.
Desde muito cedo, Moreno dedicou-se a trabalhos experimentais e utilizava o teatro como metodologia e discutindo problemas sociais com grupos de pessoas.
Em 1921 fundou o teatro da espontaneidade, cujo objetivo era desenvolver a capacidade criadora e a espontaneidade do ser humano. Em 1923, Moreno descobriu a ação terapêutica da dramatização fundando o teatro terapêutico. Em 1925, emigrou para os Estados Unidos, onde fundou a psicoterapia de grupo, a sociometria e o psicodrama público. Em 1934, Moreno publicou “Who shall, survive?” sua obra mais importante reeditada em 1953. Com o título fundamentos de La sociometria em Buenos Aires.
O PROJETO SOCIONÔMICO
Segundo Moreno, para entender o significado da palavra, é necessário desmembra-la em sócio, derivado do latim, sócios. Cujo significado é companheiro. Nomia, derivada do grego nomos. Que significa lei, ou seja, aquilo que regula.
Com a socionomia, Moreno pretendia verificar como a inter relação entre o indivíduo e o grupo se cristalizava ou se transformava na realidade.
Para isso, a socionomia foi dividida em 3 partes: a sociometria, a sociodinâmica e a sociatria. De forma que o investigador fosse ativo e dinâmico. Ou seja, participando e se envolvendo com o fenômeno a ser conhecido.
Moreno descobriu que há um processo catártico no psicodrama. E que o princípio comum produtor da catarse é a espontaneidade. Para ele, a catarse pode ser entendida como a movimentação télica entre dois ou mais indivíduos. Ou seja, aqueles conteúdos que estavam afastados da consciência a partir da ação psicodramática vem átona. A catarse é propiciada pela representação de papeis de maneira espontânea e criativa.
A ESPONTANEIDADE
A espontaneidade para Moreno é um fenômeno primário e positivo. Ou seja, não é derivado de nenhum outro