Teorias Populacionais
- Malthus observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850.
- Preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica em 1798 uma série de ideias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com crescimento demográfico do planeta.
- A solução defendida por Malthus seria:
...A sujeição moral de retardar o casamento.
...Ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar. Teoria Neomalthusiana:
- Segunda metade do século XX. - Durante certo tempo, havia um grande crescimento - populacional assim, isso provocaria uma escassez de recursos, pobreza e desemprego, então implantaram leis de controle de natalidade. - Criação de leis que regulavam a natalidade, distribuindo anticoncepcionais e esterilização em massa. Os países q eu apoiaram essa teoria foram os desenvolvidos e alguns subdesenvolvidos. - Para os neomalthusianos, uma população numerosa seria um obstáculo ao desenvolvimento e levaria ao esgotamento dos recursos naturais, ao desemprego e à pobreza. Teoria Reformista: - Afirma que a superpopulação é consequência e não causa do subdesenvolvimento. - Os reformistas propõem reformas nos investimentos, para que haja equilíbrio da educação nesses países. - Países subdesenvolvidos e desenvolvidos. - Afirma que os problemas sociais não são o resultado do crescimento populacional, mas sim da falta de acesso da grande parte da população às riquezas produzidas.
Teoria Eco malthusiana: - O crescimento populacional exagerado pressionava os recursos naturais, podendo representar riscos para um futuro próximo em razão dos impactos ambientais.
- Final do século 20.
- Desenvolvidos.
- Há críticas dos opositores às ideias ecológicas.