Teorias Politica
Da relação entre as associações e os jornais
Quando os homens não estão mais ligados entre si de maneira sólida e permanente, não é possível conseguir que grande numero deles aja em comum a não ser que se persuada cada um daqueles.
O jornal é um conselheiro que você não precisa procurar que se apresenta por si mesmo e que lhe fala todos os dias brevemente do assunto comum, sem atrapalhar em seus negócios privados. Os jornais se tornam mais necessários a medida que os homens são mais iguais. Um jornal une a individualidade, faz com que as pessoas se unam por ideais ou ainda contra algo.
O jornal representa a associação, pode se dizer que ele fala a cada um de seus leitores em nome de todos os outros e os conduz com maior facilidade a fraqueza que se tem individualmente.
Capitulo Vll
Relações entre associações civis e associações politicas
Na vida civil, cada homem pode, pensar que é capaz de se bastar. Em politica isso nunca poderia acontecer.
Quando um povo tem uma vida publica a ideia da associação e a vontade de se associar se apresentam, todos os dias. A politica generaliza o gosto e o habito da associação, ele cria o desejo de se unir e ensina a arte de faze - lo a uma multidão de homens que do contrario teriam vivido sozinhos.
Na vida civil é raro que um mesmo interesse atraia naturalmente para uma ação comum um grande numero de homens.
Uma associação politica tira ao mesmo tempo uma multidão de indivíduos para fora de si mesmos, por mais separados que sejam naturalmente, pela ideia, pelo espirito, pela fortuna ela os aproxima e os põe em contato.