Teorias organizacionais
Disciplina: Teorias Organizacionais
-------------------------------------------------
Burocratização
As disfunções da burocracia
Segundo Robert Merton uma das principais disfunções da burocracia é que os burocratas são preparados para seguirem procedimentos escritos, e para não serem flexíveis em nenhuma situação, até mesmo quando outra solução pode ser melhor para o conjunto. Outro ponto ruim citado por Merton, é que se da muita ênfase a procedimentos corretos podendo assim perder de vista o quadro geral de um todo.
Um dos principais pontos fracos da burocracia, citado por Merton, é a sua dificuldade de lidar com casos que precisam de tratamento especial.
Para alguns estudiosos a burocracia tem um caráter lógico na execução de tarefas de rotina, mas tem muito problema em lidar com situações imprevisíveis.
Burns e Stalker
Os procedimentos burocráticos podem ser aplicados de maneira eficaz a todos os tipos de trabalho? Alguns estudiosos sugerem que a burocracia tem um caráter logico na execução na execução de tarefas de rotina, mas que pode ser problemático em contexto nos quais as exigências do trabalho variam de modo imprevisível.
Organizações mecânicas segundo Burns e Stalker são burocráticas e tendem a ser mais estáveis, existe pouca comunicação entre o trabalhador e o diretor da empresa
Organizações orgânicas são estruturadas mais livres de forma solta, sempre há comunicação, as decisões nem sempre são tomadas por quem esta no topo. Burns e Stalker citam ainda que organizações orgânicas reagem melhor e mais rápido a demanda do mercado.
Instituições totais
São instalações como hospitais, penitenciarias e monastérios que impõem aos seus recrutas um estilo de vida completamente rigoroso e com total isolamento do mundo exterior. As instituições totais são consideradas exemplo de burocracia, rigidamente elaboradas guiadas por procedimentos complexos que são impostos aos seus residentes. Os