Teorias Organizacionais
Teorias Organizacionais
COMO APROFUNDAR A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS ORGANIZAÇÕES COMTEMPORÂNEAS ENQUANTO, FENÔMENO RELACIONAL, E AO MESMO TEMPO OBJETO DE ANÁLISE E CAMPO DE PRÁTICA?
Para que seja possível aprofundar a reflexão a respeito das organizações é necessário que se saia da zona de conforto e se passe a pensar e discutir a respeito das organizações e de suas áreas de forma individual e nas organizações como um todo. É imprescindível ainda conhecer esta organização que é objeto de análise, conviver nela e observá-la, assim como cada uma de suas partes, para que se torne possível esta reflexão. Só então será finalmente possível criar novos conceitos, ou novas formas de ver e compreender as organizações contemporâneas. Estes novos conceitos partem do ponto onde definimos quais são as partes que compõem as organizações, onde entendemos cada uma destas partes e a forma como estão relacionadas, e de que forma estas partes podem atender as necessidades ou auxiliar a organização a alcançar os seus objetivos. Estas partes são nosso objeto de análise, este é o foco do nosso estudo, conhecer e entender cada uma das partes componentes do sistema organizacional, a fim de melhorar nosso desempenho e nossa atuação na organização em que estamos inseridos profissionalmente.
A partir desta reflexão proposta é possível observar que as organizações contemporâneas então inseridas em uma realidade voltada pra mudanças e focada nas inovações. Para entendê-las e para refletir a respeito delas, não basta apenas observá-las, é importante estar inserido em seu contexto, conhecer, sua missão, seus valores, seus objetivos e suas rotinas, é importante ainda tentar entender estas organizações buscando criar grupos de debates e finalmente buscando uma reflexão mais profunda a respeito da organização em questão.
Ao longo dos comentários postados no fórum de discussão sobre este assunto, pôde-se observar maior foco no comportamento, nas funções