Teorias Neoclassicas Relatorios
A economia é dividida em duas escolas, Marginalista e Marxista.
O autor vai analisar as diferenças entre estas duas Escolas partindo do tema valor. O autor apresenta no texto duas maneiras que definem o valor.
Valor-utilidade, extrai o valor das relações do homem com o ambiente que o envolve, ou seja das relações homem e natureza. O homem tem necessidades, para saciar essas necessidades ele encontra alguns objetos que sustentem a mesma, ou seja o valor atribuído aos objetos decorre do grau de satisfação de suas necessidades.
Já o valor- trabalho, seria um valor que e criado a partir das relações homem com homem e não homem com coisas.
A teoria valor-utilidade parte de um princípio subjetivo, pois as necessidades vão variar atreves do indivíduos, dependo do ambiente onde o mesmo esta, muitos fatores podem influenciar o valor do objeto. Um exemplo seria: Um homem troca um "fusca" por uma "Ferrari", os dois objetos tem a mesma utilidade, porem o valor é totalmente diferente, mais com tudo o status social que o segunda carro passa satisfaz muito mais a necessidade do homem.
SINGER, Paul. Curso de Introdução à economia política. 17 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. Capítulo “Primeira aula: Teoria do Valor. Pp11-25.
o capitalismo e sua utopia social
A livre concorrência, seria um grupo de empresas, cada uma administrada por um homem de negócios , nesse sistema haveria uma concorrência entre essas firmas, esse seria o modelo básico de concorrência.
O autor porem, observa algumas características do indivíduos que formam o sistema, características essa que divergiam das mesmas citadas pelos autores contemporâneos, que era egoísmo e competição , para Marshall a deliberação e não o egoísmo que é a característica da era moderna, mesmo admitindo em alguns trechos que o egoísmo foi fundamental na formação do capitalismo.
O sistema é sempre muito criticado, porem os críticos se esquecem que o mesmo é formado por pessoas e