Teorias Motivacionais
Teoria da Hierarquia das Necessidades - Maslow Necessidades fisiológicas (alimentação, abrigo, sexo, sono), necessidades de segurança (busca de proteção contra ameaças e privações), necessidades sociais (surgem no comportamento como amizade, afeto, amor), necessidades de estima (desenvolvimento de sentimentos, autoconfiança e tornar-se útil) e necessidades de auto-realização (tendência de explorar seu próprio potencial).
Teoria ERC - Alderfer A motivação do trabalhador pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades . Necessidades Existencial, necessidade de relacionamento e necessidade de crescimento.
Teoria dos Dois Fatores - Herzberg A motivação depende do trabalho em si e não dos incentivos que os empresários possam dar aos funcionários. São dois fatores. Fatores Motivacionais visa crescimento individual, reconhecimento profissional e necessidades de auto-realização e Fatores Higiênicos visa salários, benefícios sociais, tipo de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho.
Teoria da Realização ou das Necessidades Adquiridas - Mc Clelland As necessidades podem ser atendidas ou socialmente adquiridas durante a vida. NR Necessidade de realização (desejo de ser excelente, de ter responsabilidades), NP necessidade de poder (desejo de controlar os outros e de influenciá-los) e NA necessidade de aflição (desejo de interação social, de contatos interpessoais).
Teoria de Motivação X e Y - McGregor Teoria motivacional X teoria tradicional, mecanicista, e pragmática. Assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação. Teoria motivacional Y baseada nas concepções modernas a respeito do comportamento humano, e pressuposto de que as pessoas querem e necessitam trabalhar.
Teoria da Expectação - Vroom Vê as pessoas como seres individuais com vontades e desejos diferentes relativos ao trabalho. Valência força do desejo do indivíduo para resultado particular é o valor subjetivo relacionado a um