Teorias Motivacionais
As particularidades básicas da motivação é que ela é um acontecimento individual, ou seja, somos únicos e precisamos ser tratados com tal; que a motivação é proposital, uma vez que está sob o controle do trabalhador; a motivação é multifacetada, depende tanto da incitação como da escolha do comportamento empregado.
Outra particularidade é que não podemos medir a motivação diretamente, avalia-se o comportamento motivado por ação e forças internas e externas que influenciam na escolha de ação. Observa- se uma divisão no tipo de motivação compreendendo que há diversas as causas motivacionais do indivíduo, suas necessidades e expectativas. Chama- se motivação de INTRÍNSECA quando está relacionada com recompensas psicológicas: reconhecimento, respeito, status e esse tipo motivacional estão intimamente ligados às ações individuais dos gerentes em relação aos seus subordinados.
E de EXTRÍNSECA quando as causas estão baseadas em recompensas tangíveis: salários, benefícios, promoções, sendo são determinadas pela alta administração.
TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento."
Abraham H. Maslow
O psicólogo americano Abraham H. Maslow concluiu que se um individuo procura satisfazer suas necessidades dentro de uma sequência hierárquica, em que as precisões de nível mais baixo controlam o comportamento do individuo até estarem satisfeitas, então entra em ação outra necessidade de nível mais elevado.
A inaptidão do individuo de atender uma dessas necessidades aumenta sua motivação para atende - la, ou seja, a pessoa aumentará seu empenho para satisfazer uma necessidade