Teorias do envelhecimento
CURSO TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS
Disciplina: Idoso, Família e Sociedade
Professora: Letícia Amaral
Turno: Vespertino
TEORIA DO ENVELHECIMENTO
(Seletividade Sócio Emocional e Dependência Aprendida)
INTRODUÇÃO
Teoria do envelhecimento
Fala-se diariamente do envelhecimento como se tratando de um estado classificado de “terceira idade” ou ainda “quarta idade”. No entanto, o envelhecimento não é um estado, mas sim um processo de degradação progressiva e diferencial. Ele afeta todos os seres vivos, todas as espécies envelhecem e sofrem alterações notáveis desde o nascimento até a morte, e o seu termo natural é a morte do organismo.
Há questões que a humanidade tem feito ao longo de toda sua existência: Porque envelhecemos? Quando começamos a envelhecer? Há algum limite definido do quanto podemos viver? Quais marcadores de envelhecimento são mais precisos? Há mecanismos de desacelerar o envelhecimento?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a terceira idade tem inicio entre os 60 e 65 anos. No entanto, esta é uma idade instituída para efeitos de pesquisa, pois é impossível datar de forma precisa o começo do envelhecimento. O processo de envelhecimento depende de três classes de fatores principais: biológicos, psíquicos e sociais. A velocidade e gravidade desses fatores variam de indivíduo para indivíduo. Esses fatores podem preconizar a velhice, acelerando ou retardando o aparecimento e a instalação de doenças e de sintomas característicos da idade madura.
Apesar das muitas teorias que tentam explicar os processos de envelhecimento, o único consenso é que todas interagem entre si de forma complexa, e contribuem no processo de envelhecimento. Deste modo, não há só um caminho dentro do processo de envelhecimento, mas sim múltiplos caminhos possíveis.
Neste trabalho são abordados aspectos do envelhecimento humano a cerca da parte Psicológica: Teoria da