Teorias do Custos de Produção
Vimos na aula passada que a teoria da produção propriamente dita preocupa-se com a relação técnica ou tecnológica entre a quantidade física de produtos e de fatores de produção.
Enquanto a teoria dos custos de produção relaciona a quantidade física de produtos com os preços dos fatores de produção.
Ou seja, a teoria da produção trata apenas de relações físicas, enquanto a teoria dos custos envolve também os preços dos insumos.
Vimos que Produção, é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para venda no mercado e que um processo de produção é a combinação da mão de obra em relação à outros insumos.
Fatores de produção fixos: são aqueles cuja quantidade não mudam quando a quantidade de produto varia. Ex. instalações da empresa e a tecnologia. O empresário poderá produzir mais ou menos e estes fatores não influenciam no custo da produção. Independente de uso, tenho que pagar.
Fatores de produção variáveis: são aqueles cujas quantidades utilizadas variam quando o volume de produção se altera. Necessito de mais trabalhadores e mais quantidade de matéria prima.
Pois bem, na teoria dos custos de produção, leva-se em conta o custo dos insumos para se produzir.
Como a produção tem fatores variáveis e fixos, assim também os custos podem ser classificados como variáveis e fixos.
Para entender a diferença entre ambos, precisamos imaginar se eu vender mais produtos vou gastar mais? Se a resposta for sim, já identifiquei o primeiro custo de produção que é variável.
Quanto mais você vender seu produto ou serviço mais você vai gastar em despesas variáveis.
São variáveis: variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. se aumenta a minha venda, aumenta meu custos variável. Portanto, o custo de produção variável, sofre interferência direta da atividade, em especial, o fator venda que e interfere diretamente na variação do volume da produção A folha de pagamento,