Teorias Demografica
Neste Trabalho irá abordar as teorias demográficas que são instrumentos de análise do comportamento, dinâmica e funcionamento da organização da população humana em sociedade, são Inúmeras teorias que foram elaboradas para tentar explicar o crescimento populacional. Mais iremos aprofundar em apenas duas teoria as quais serão : Teoria Demográfica de Malthus, que dizia que a população cresceria muito mais que a produção de alimentos e também as teorias Reformista ou marxista que considera a miséria como a maior causa do acelerado crescimento populacional . Ao decorrer do trabalho iremos esclarecer todas as informações contida neste tema.
Teorias demográficas
Dentre elas, é comum se destacarem três, que estão profundamente inter-relacionadas: a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista
Teoria Malthusiana
Thomas Robert Malthus (1766/1834) religioso, inglês, economista, escreveu várias obras sobre população. Naquela época, a obra que mathus, fez muito sucesso, mas hoje suas idéias são consideradas ultrapassadas pela maioria dos estudiosos. Para os críticos de Malthus, não se elimina a falta de alimentos diminuindo o número de nascimentos entre a população mundial, mas redistribuindo a riqueza produzida no mundo.
Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6...).
Assim, segundo a visão de Malthus, ao final de um período de apenas dois séculos, o crescimento da população teria sido 28 vezes maior do que o crescimento da produção de alimentos. Dessa forma, a partir de determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra, produzindo-se, portanto, uma situação catastrófica, em que a humanidade morreria de inanição.
Malthus chegou a propor como única solução - para o problema da defasagem entre população e