Teorias de Weber
Autor: Ader Fernando Alves de Pádua
1 INTRODUÇÃO
A Burocracia é a necessidade que as organizações tem, para alcançar os objetivos estabelecidos, de maneira rápida e eficaz, através de normas e regras, proporcionando o mínimo possível de atrito entre superiores e subordinados.
Ao longo deste artigo serão colocadas as origens, formas, e características de como burocracia esta estabelecida no interior das organizações, e como ela conduz de forma racional o relacionamento entre superiores e subordinados.
Será abordado a importância da burocracia dentro das organizações, nos mostrando o modo racional, de como é definido cada passo tomado pelos seus
Administradores através do poder.
1
2 ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
2.1 Conceitos
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem especifica seja obedecido. Ela representa o poder institucionalizado e oficializado.
O poder é a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das outras, autoridade é ter poder, pois ter poder nem sempre significa autoridade.
Legitimidade é a capacidade de justificar seu exercício. É o motivo que explica porque um determinado numero de pessoas obedece a ás ordens de alguém, conferindo-lhe poder.
A dominação é uma relação de poder na qual o governante (dominador) ou pessoa que impõe seu arbítrio sobre as demais acredita ter o direito de exercer o poder, e os governados (dominados) consideram como sua obrigação obedecer-lhe as ordens.
2.2 Tipos de Sociedade
Weber distingue três tipos de sociedade:
a) Sociedade
tradicional,
onde
predominam
características
patriarcais
e
patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade