Teorias de Piaget e Vygotsky
As pesquisas realizadas por nosso grupo estão baseadas nos autores Jean Piaget e Lev Vygotsky com suas principais teorias e conceitos. Visa analisar a importância de suas teorias como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento afetivo, criativo, cognitivo e social da criança e como elemento básico para um crescimento equilibrado e consciente.
1. TEORIAS DE JEAN PIAGET
Segundo Piaget (PLT Introdução à Psicologia da Educação), cada período de desenvolvimento é caracterizado por aquilo que o indivíduo é capaz de fazer melhor nessas faixas etárias. Os períodos são:
• 1º - Sensório Motor (0 a 2 anos);
No sensório-motor, a criança começa a conquistar por meio da percepção e dos movimentos a sua volta, todo o universo que a cerca. Como por exemplo, o bebê mama melhor no décimo dia de vida do que no segundo dia. A vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção.
• 2º - Pré-Operatório (2 a 7 anos);
No período pré-operatório, a maturação neurofisiológica permite o desenvolvimento da coordenação motora fina. O mais importante nesse período é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectuais, afetivos e sociais da criança. Exemplo, com a palavra, há possibilidade de exteriorização da vida interior, portanto, a possibilidade de corrigir ações futuras. No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, sendo um dos mais relevantes o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela, como pais e professores.
• 3º - Operações Concretas ( 7 a 11 ou 12 anos);
A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. Em seu nível de pensamento, a criança consegue: estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio a fim, sequenciar ideias ou eventos e trabalhar com ideias sob dois pontos de vista, simultaneamente.
• 4º - Operações Formais (11 ou 12 anos