Teorias de internac. empresas
CENTRO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DE COMÉRCIO
INTERNACIONAL
Curso de Comércio Internacional
DISCIPLINA: Teorias de Internacionalização das Empresas
PROFESSOR: Fábio Verruck
Estudo direcionado para a prova:
1. De que forma o desenvolvimento de instituições jurídicas facilitou o desenvolvimento de atividades empreendedoras no período neobabilônico?
2. Por que é possível afirmar que as instituições islâmicas atuaram de forma inibidora no desenvolvimento de empresas durante a história de formação do Oriente Médio?
3. É possível afirmar-se que o desenvolvimento de práticas contábeis avançadas auxiliou o surgimento de supercompanhias. Que práticas podem ser citadas?
4. O que eram as free-standing companies na Inglaterra do século XIX e por que elas estão atreladas ao declínio da atividade industrial daquele país no início do século XX?
5. Quais as características do empreendedorismo alemão diferenciam o desenvolvimento industrial daquele país em relação aos demais países europeus?
6. Por que é possível afirmar-se que a localização geográfica dos Estados Unidos facilitaram o autodesenvolvimento do comércio e a criação de uma hegemonia continental?
7. A economia chinesa caracterizou-se por muito tempo como uma economia fechada e de difícil acesso pelos negociantes internacionais. A partir de uma análise histórica do desenvolvimento do empreendedorismo chinês, explique essa afirmativa.
8. O que são os keiretsu no sistema empresarial japonês e de que forma eles atuam como barreiras não tarifárias à entrada de negociantes estrangeiros?
9. O que é internacionalização de uma empresa?
10. Qual o objeto de estudo das teorias de internacionalização das empresas?
11. De que forma a Teoria das Vantagens Absolutas, de Adam Smith, auxilia na explicação do processo de internacionalização das empresas?
12. Especifique os quatro fatores que fazem parte do diamante estratégico de Porter para explicar a Vantagem