Teorias de enfermagem
“O modelo de adaptação de Roy é o processo e o resultado onde o pensamento e o sentimento da pessoa utilizam o conhecimento e a escolha conscienciosa para criar a integração humana e ambiental. É uma resposta positiva que promove o crescimento, a reprodução e o domínio da sobrevivência”.
Callista apresenta em seu livro de forma bastante compreensível o Modelo de Adaptação de Roy, para a teoria de enfermagem e encara a pessoa como um ser biopsicológico em constante interação com o meio ambiente em mudança. Roy acredita que os cuidados de enfermagem são necessários quando fatores e stress não comuns ou mecanismos enfraquecidos fazem com que as defesas das pessoas se tornem ineficazes. Assim, o objetivo dos cuidados de enfermagem é promoverem a adaptação do paciente conduzindo-o a um mais elevado nível de bem-estar. O Modelo de Roy foi um guia de influencia em numerosos estudos de cuidados críticos e de pesquisa.
O livro é dirigido a todos os profissionais de saúde e aos estudantes de enfermagem.
CALLISTA ROY iniciou a carreira de enfermagem em 1963, após obter a graduação no St. Mary’s College de Los Angeles. Iniciou a investigação sobre o seu Modelo em 1964, tendo publicado pela primeira vez a sua teoria em 1976¹, enfermeira registrada doutorada. Vice-presidente da Nursing University of Alberta Hospitals e antiga assistente de direção da Royal of Nursing Mount St. Mary’s College, Los Angeles, Califórnia ( Enfermagem da universidade de Alberta Hospitais e Assistente de Direção Antiga da Royal de Enfermagem Mount St. Mary’s Colegio, em Los Angeles, Califórnia).
¹ HEATHER A. ANDREWS
Callista Roy:
Sister Callista Roy nasceu em 14 de outubro de 1939 em LosAngeles, Califórnia em 1966. Ela era um membro das irmãs de José de Carondelet.
Ela publicou vários livros, capítulos e periódicos, e dado palestras e oficinas que destacam a sua teoria de enfermagem. Ela recebeu o Nacional Fundador do Prêmio de Excelência na