teorias de aprendizagem
Ana Paula de Melo
Professora- Cleusa Marise Kreusch Gulini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED0772) – Prática do Módulo II
28/11/2013
RESUMO
A aprendizagem é um processo continuo que ocorre durante toda á vida do individuo desde a sua concepção até a morte. Durante toda a vida o ser humano adquiri conhecimento através da interação com outros indivíduos e com o ambiente. Primeiramente o ser humano aprende as suas necessidades básicas para a sua sobrevivência como falar, andar, se alimentar entre outras para suprir sua vida em sociedade. Diante deste tema varias foram as abordagens sendo assim surgiram muitas teorias, mas nenhuma delas chega a um conceito em comum.
Palavras chave: Teorias. Desenvolvimento. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
A psicologia da educação denomina a teoria da aprendizagem como a concepção sobre aquisição dos conhecimentos, isto é, os diversos modos para explicar o processo pelo qual os indivíduos aprendem.
Este trabalho tem por objetivo aprofundar-se nas principais teorias de aprendizagem que permite melhor embasamento para traçar as melhores estratégias para atender as necessidades de aprendizagem. Não existe uma única teoria que explique como ocorre a aprendizagem, daí a necessidade de conhecê-las e utilizar uma combinação destas, para melhor atender a diversidade do aluno.
A seguir, apresentaremos algumas das principais teorias que contribuem nos afazeres pedagógicos.
2 INATISMO
Na Grécia Antiga, os filósofos buscavam maneiras de entender o mundo de uma forma racional deixando de lado os mitos e o sobrenbatural. Uma das grandes dúvidas destes filósofos era saber se as pessoas possuíam saberes cognitivos ou se eles são capazes de aprender algo. Desta forma, se dá início a concepção da aprendizagem.
Esta concepção sustenta que as pessoas carregam certas aptidões, conhecimentos, habilidades, desenvolvimento de valores, conceitos, modos de