Teorias de Aprendizagem em EAD
Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância.
LAÍS CRISTINA ALMICE ALVES DE OLIVEIRA
GRUPO: 53
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E SUA APLICAÇÃO EM EAD
Polo – CEU Jaçanã
Em um curso, qualquer que seja a modalidade ou estratégia de ensino, o seu objetivo primordial é a aprendizagem do sujeito.
A modalidade EAD acentua seu processo de aprendizagem, preconizada, no Decreto n. 5.622, de 20 de dezembro de 2005, que indica os requisitos necessários para credenciamento das instituições. Este documento contempla a seguinte versão para o processo educacional:
Ausubel (2006) afirma que na aprendizagem significativa o aluno é ativo na construção do seu conhecimento e participa do processo educacional. O espaço “a distância” permite que o aluno seja ativo para observar e manipular as informações comunicadas, bem como, usar a sua intencionalidade para interpretar as diferentes inteligências compartilhadas no ambiente colaborativo e conversacional, e o tutor como mediador pode propiciar ambientes compostos de situações complexas próximas ao contexto real.
As novas tecnologias da EAD possuem características de vários autores e teorias que propõem um modelo diferente de fazer uso do computador para fins de ensino e aprendizagem, que ultrapasse a visão tradicional, além do aprendizado significativo. Quanto às teorias de aprendizagem o foco está nas teorias de Skinner, com sua concepção de máquina de ensinar que faz uso dos princípios do Behaviorismo. Jean Piaget, com o conceito do Construtivismo o qual expõe uma nova forma de compreender o modelo de construção do conhecimento e Vygotsky que enfatiza o papel da cultura e sua influência nesse processo.
No âmbito do uso do computador para fins de educação, Seymour Papert, sob influência das teses piagetianas, apresenta a