Teorias de Administração
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para adaptar-se a qualquer empresa seguindo algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua adaptação (ação do processo).
Benchmarking é...
Benchmarking não é...
Um processo contínuo.
Um evento isolado;
Uma investigação que fornece informações valiosas.
Uma investigação que fornece respostas simples e "receitas";
Um processo de aprendizado com outros.
Cópia, imitação;
Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina.
Rápido e fácil;
Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo.
Mais um modismo da administração.
A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.
BENCHMARKING: DEFINIÇÕES E PROCESSOS Definições Estabelecendo Padrões e Objetivos
Sem dúvida, o benchmarking requer duas coisas:
Estabelecer metas usando padrões objetivos externos;
Aprender de outros;
Aprender quanto;
Aprender como.
Esta é a mais simples definição de benchmarking. Ele não é apenas um exercício de números que estabelece notas quantitativas e qualitativas. Ele também estabelece metas comparáveis e procura entender os processos subjacentes que capacitam as melhores empresas a conseguir seus melhores resultados. Entender como as empresas conseguem seus melhores resultados é mais importante que algumas medições quantificadas.
O