Teorias das relaçoes humanas
A TEORIA DAS Relações Humanas apresentou evidências de existência de aspectos envolvendo produtividade humana de natureza não mecânica ou operacional opondo-se assim a Teoria Classica da Administração por ir contra os sés preceitos. Essa teoria começou logo após a mprte de Taylos, mas só a partir da década de 1930 é que obteve maior aceitação nos Estados Unidos como consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência de Hawtorne.
Em um país eminentemente democrático, os traalhadores e os dindicatos começaram a questionar a Teoria até então empregada nada mais que era que um meio sofisticado de exploração dos empregados a favor dos interesses patronais.
Assim a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalhador surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam forçosamente se submeter.
2. ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS * A necessidade de humanizar e democratizar a Administração * Desenvolvimento das chamadas ciências humanas; * As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinãmica de Kurt Lewin; * As conclusões da Experiência de Hawtorne.
3. A EXPERIENCIA DE HAWTORNE
Os estudos de Hawtorne se originaram de uma pesquisa que se realizou entre 1924 e 1927, em uma fábrica de Hawtorne, em Chicago, visando determinar qual a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários (produtividade). A Western Eletric Company fábrica de equipamentos e componentes telefônicos, desenvolvida na época uma política de pessoal bastante voltada para o bem estar de seus funcionários. A experiência recebeu apoio e foi coordenada por Elton Mayo a partir de 1927 tendo término somente em 1932. Nessa fábrica havia um departamento de montagem de relês para telefone, formado basicamente por moças, que executavam um trabalho de montagem manual, dependendo intensamente de sua