Teorias da origem de vida na Terra
Aluno: João Pedro Inácio Varela
Professor: Bartolomeu
Disciplina: Geografia
Série: 2° ano “A” – Manhã
Assunto:
Teoria da Abiogênese
Atualmente, o termo é usado em referência à origem química da vida a partir de reações em compostos orgânicos originados abioticamente. Designa de modo geral o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva.
Paradigma científico atualmente válido para a origem da vida, segundo a abiogênese química a primeira protocélula, com capacidade de autorreprodução, teve origem diretamente na matéria inanimada, e uma vez presente, por evolução, derivou-se a seu tempo, por reprodução, a origem de toda a diversidade biológica no planeta. A abiogênese química não implica a origem direta na matéria inanimada de organismos complexos; em verdade proíbe tal cenário. A veracidade dessa hipótese encontra forte corroboração na árvore da vida, que remete todos os seres vivos do planeta não apenas a ancestrais comuns mas também os converge a um único ancestral comum.
Teoria da Evolução Química
A Teoria da Evolução Química sustenta que o primeiro organismo vivo surge, necessariamente, a partir de elementos não-vivos. A explicação que essa teoria oferece para o surgimento da "vida a partir da não-vida" é:interações aleatórias entre compostos químicos inorgânicos produziram moléculas que tinham a importante propriedade de agir como molde para formar moléculas similares. Há 4 bilhões de anos, esse seria, então,o princípio da codificação de informações em moléculas orgânicas e da hereditariedade, características do DNA e RNA.
A síntese de outras moléculas, a partir da molécula molde, dava origem a moléculas complexas e estáveis que, por sua vez, aumentavam em número e tipos as reações químicas.
Há 3,8 bilhões de anos, sistemas de moléculas que interagiam acabaram por se fechar em compartimentos. Dentro dessa unidade - nomeada célula - era exercido o controle sobre a entrada, a retenção e a