Teorias da evolução do trabalho na história da humanidade
A sociologia é uma ciência nova que surgiu a partir do século XIX, o capitalismo foi um dos motivos.
Os percussores da sociologia no Brasil: Escritores que nem sabiam que faziam uma análise, mas pelos seus romances descreviam a sociedade da época (Silvio Romero, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda – Raízes do Brasil).
O surgimento dos Estados Nacionais Modernos: Reinos que se juntavam e compartilhavam as mesmas leis e as mesmas moedas.
Data 11/08/14
Augusto Comte
Positivismo é a doutrina criada por Augusto Comte, que sugere a observação cientifica da realidade, cujo conhecimento viabilizaria o estabelecimento de leis para o progresso da sociedade dos indivíduos
Comte acreditava ser possível observar a vida social por meio de um modelo cientifico, interpretando a história da humanidade, e a partir dessa análise, criar um processo permanente de melhoria e evolução. Esse processo estaria dividido em estágios inferiores (fase teológica e fase metafísica até alcançar um nível superior (fase positivista)
Toda explicação é divina voltada para deus.
Para Comte, a ordem era a base do progresso social, apesar de visualizar somente o caso e a anarquia, por isso ele abominava tanto a revolução quanto a democracia. O modelo positivista de regime é republicano, porém estruturado sob forma de uma ditadura cientifica.
Um dos princípios do positivismo é a separação entre o poder religioso e o poder cível, somente homens esclarecidos e honestos seriam verdadeiros sacerdotes do saber. Esta sabedoria seria transmitida aos ditadores ilustrados e, estes teriam condições de comandar o Estado e as classes inferiores. Comte também defendeu a universalização do ensino primário e o amparo ao proletariado.
O lema da bandeira brasileira – Ordem e Progresso – é na verdade um pressuposto do positivismo de Comte.
Positivismo
O positivismo foi o modo de pensar filosófico que influenciou o pensamento jurídico a partir do século XIX. Essa corrente de pensamento