teorias da educação
TEÓRICOS
APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO
COMPORTAMENTO
TEORIA
AUSUBEL
Ampliação da estrutura cognitiva, por meio da incorporação de novas ideias a ela. aprendizagem é a organização e integração de material na estrutura cognitiva do indivíduo.
A nova informação
Interage em comum à estrutura de conhecimento específico “conceito subsunçor”.
Baseado nos Processos mentais e depende da disposição do sujeito para relacionar o material a ser assimilado com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades, bem como um material significativo.
TEORIA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Através da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e a construção de processos mentais, como os mapas conceituais.
VYGOTSKY
Aprendizagem interdependente ao desenvolvimento, porém nem sempre interagem coincidentemente. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação
O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
Dialético, complexo e multifacetado, suas características são mais revolucionárias que evolucionárias, passa por colisões e choques ao se debater com o ambiente em busca de equilíbrio e adaptação
TEORIA
DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
Interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), OU SEJA a distância existente entre aquilo que o aluno já sabe, e potencialidade para aprender. A aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele precisa do auxílio de outros para justapor.
WALLON
Interação com o meio físico, social e cultural por meio da afetividade.
Desenvolvimento da pessoa completa, o desenvolvimento não começa cognitivamente, mas sim internamente. Há quatro elementos que