Teorias da Educação e a Realidade das Instituições de Ensino
Daiane Priscila Fernandes1
Dayane Godin Nebesniak2 Douglas Godinho Leite3 Jhenifer Renata Pahim4 Silvana Stipp5
Neste artigo apresentamos as atividades desenvolvidas na disciplina de Práticas de Ensino e Pesquisa, abrangendo desde as leituras e estudos dos textos preliminares à realização das observações nas instituições de ensino, até a elaboração dos relatórios levantados a partir das mesmas.
Primeiramente, estaremos apresentando sínteses reflexivas elaboradas após debates e discussões em sala de aula, na Disciplina de Práticas de Ensino e Pesquisa, as quais qualificam o embasamento teórico para a realização deste artigo. Estas sínteses compreendem textos de autores como BRANDÃO (1995), e SAVIANI (1999) e (2005).
Na elaboração da síntese reflexiva, utilizamos estudos e análises dos textos destes autores, discorrendo sobre os conceitos do que é educação, e como foi sua trajetória histórica, bem como as teorias que foram criadas a partir desta, e qual as leis que regem a educação no Brasil atualmente.
Na seqüência, relataremos as observações da estrutura física no Colégio Estadual Mário de Andrade (CEMA), e então uma breve conclusão de todos os trabalhos efetuados para a realização do presente artigo.
Síntese sobre os Estudos de Textos
Após lermos e discutirmos o texto de BRANDÃO (1995), e ao nos perguntarmos sobre o que é educação, nos vimos num emaranhado de conceitos e respostas. Primeiramente ao nos determos na palavra em si, segundo o Dicionário Aurélio refere-se como: (1- Ato ou efeito de educar-se; 2- Processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e morais do ser humano; 3- Civilidade, polidez), mas se analisarmos o contexto histórico da educação humana, observamos que a educação está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Assim não existe um único modelo de educação, a escola não é