Teorias da Comunicação
Disciplina: Teorias da Comunicação
POP ART
1.0 SURGIMENTO
A Pop Art é uma escola que utiliza em suas representações pictóricas imagens e símbolos de natureza popular. De origem norte americana e inglesa, este movimento surgiu na década de 1930, mas seu grande auge foi na década de 50 e 60, quando o crítico inglês Lawrence Alloway assim o denominou, ao se referir a tudo que era produzido pela cultura em massa no hemisfério ocidental, especialmente aos produtos procedentes da América do Norte.
Alguns criadores, inspirados no movimento dadaísta liderado por Marcel Duchamp, decidiram, em fins dos anos 50, apropriar-se de imagens essenciais ao universo da propaganda norte-americana e convertê-las em matéria-prima de suas obras. Estes ícones abundantes no dia-a-dia do século XX detinham um alto poder imagético.
2.0 POP ART - BRASIL
A evolução da A pop art representa um período de transformação na arte, principalmente na arte brasileira, visto que o país enfrentava o período da ditadura militar, quando vários artistas, intelectuais, jornalistas, músicos, formadores de opinião, entre outros, eram perseguidos, presos, torturados, exilados e/ou mortos.
Na década de 60 as artes plásticas no país sofreram grandes mudanças. Os artistas brasileiros assimilaram os expedientes da pop art como o uso das impressões em silkcreen e as referências aos gibs. A obra de Andy Warhol expunha uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi subvertido, pois, nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.
No entanto a incipiente proliferação no Brasil dos meios de comunicação de massa, na década de 1960, leva, paradoxalmente, esses artistas a aproximar técnicas da arte pop (silkscreen e alto-contraste) a temas engajados politicamente.
3.0 O MOVIMENTO
A Pop Art representava um retorno da arte figurativa, contrapondo-se ao Expressionismo alemão que até então dominava a cena artística. Agora