Teorias da comunicação de dante bessa
A tatuagem existe a muito tempo na sociedade. Quando surgiu, transmitia poder, cultura ou até mesmo marginalidade. A palavra "tattoo" , que significa tatuagem em inglês, foi criada por um navegador inglês (chamado James Cook), e originou-se a partir de uma onomatopéia do som feito pelo dente de tubarão "tattow", que era utilizado para fazer uma tatuagem na época. A primeira pessoa encontrada tatuada na história foi uma múmia que foi encontrada na região dos Alpes, viveu há mais de 5.000 anos atrás e tinha 50 marcas de tatuagem na pele, localizadas nas regiões das costas e atrás dos joelhos.
As tatuagens encontradas em diversas tribos indígenas, tinham diversos significados. Serviam pra marcar momentos da vida, como o casamento, infância, luto, etc. Em algumas regiões da Ásia, as mulheres no dia do casamento enfeitam as mãos e os pés com tatuagens de rena, para dar a impressão que o corpo estava inteiramente coberto por renda.
Várias marcas corporais também estão ligadas a rituais de iniciação que ocorrem em diversas regiões do mundo, indicam o começo e uma nova fase, de um menino para homem, menina para mulher e para mãe. Em algumas partes do Tibet e na Índia, as marcas servem para da força quando a pessoa passa por um momento difícil, como puberdade e gravidez, e também ajudariam a enfrentar certas desgraças, doenças. No Havaí, eles tatuam a língua representando um sinal de respeito aos que estão de luto.
Os desenhos na pele também serviam para amedontrar o inimigo, estes são chamados de pintura de guerra. Era um sinal de bravura, muitos se marcavam propositalmente com a intensão de transmitir força para deixar o oponente com medo. Dependendo da cor, servia também como camuflagem na floresta. Existia também as tatuagens com poder medicinal, eles usavam a mesma técnica da tatuagem perfurando a pele em alguns pontos para se aplicar os remédios. Muitos jovens no Egito e na África acreditam que as tatuagens tem poder de prevenção contra