Teorias da aprendizagem
PAPEL DO PROFESSOR E ALUNO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho contém as analise efetuadas sobre ás abordagens comportamentais, permitindo constatar que, embora de forma dissimulada, algumas tendências em perspectivas de ensino/aprendizagem atuais. Sendo o reforço responsável pelo fortalecimento da resposta, aumentando a probabilidade desta ocorrer, desencadeou, em nível da sala de aula, prêmios e castigos com intuito de promover o controle dos alunos e mudanças comportamentais significativas .Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno ,valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há satisfação pela profissão, contudo, queixas de má remuneração e desvalorização do magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.
Os resultados relacionados á compreensão, ás características e fatores que ajudam possibilitam ser um bom professor mostram que, para esse grupo investigado, as variáveis mais importantes neste processo são: envolvimentos e dedicação no trabalho, habilidade diferenciada para perceber o aluno de forma individualizada, equilíbrio entre afetividade e a cobrança dos conteúdos acadêmicos, necessidade do aspecto afetivo permeando a pratica, responsabilidade, paciência compreensão e amorosidade.
TEORIAS DE APRENDIZAGEM
PAPEL DO PROFESSOR E ALUNO
Referimos a aprendizagem por descoberta e a aprendizagem por mudança conceptual.
Por último, mencionamos o ensino por pesquisa, processo fortemente marcado pelo cognitivismo- construtivismo que realça o papel do aluno como construtor do conhecimento, movido pela curiosidade, descoberta e