Teorias da Admisnistração
Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos. Várias pesquisas têm sido realizadas e diversas teorias tem tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos.
Tendo em vista o despertar das empresas para os seus ativos humanos, observa-se a cada dia o maior interesse das organizações em promover a motivação em favor dos resultados.
O assunto Motivação Humana e apesar de estarem em pauta atualmente podemos definir 3 teorias sobre o assunto.
A Teoria Motivacional mais conhecida é a de Maslow e se baseia na chamada hierarquia das necessidades humanas. Nessa teoria as necessidades humanas distribuídas em uma pirâmide de importância e de influencia do comportamento do homem.
Na base da pirâmide encontramos as necessidades mais baixas e recorrentes, enquanto que no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas.
Podemos transportar estes 5 degraus para exemplos reais da seguinte maneira:
1. Necessidade de auto realização: O trabalhador se sente feliz ao fazer parte de algo que julga importante e com isso sente-se realizado perante seu círculo social e a si mesmo.
2. Necessidade de estima: Cargos que possibilitam o padrão de vida desejado e que valorizem a identidade do trabalhador. Promoções compões esta necessidade;
3. Necessidades Sociais: A boa convivência com colegas de trabalho gera um bom convívio entre os trabalhadores.
4. Necessidades de segurança: Ao oferecer um convênio médico, plano de aposentadoria e/ou de carreira as empresas mais um passo é dado na pirâmide, assegurando a saúde o futuro dos trabalhadores.
5. Necessidades Fisiológicas: O salário, recebido por todos os trabalhadores, transforma-se em alimentos e outros itens básicos de consumo.
Douglas McGregor, na década de 50, apresenta duas teorias, Teorias X e Y, abordagens que refletem fenômenos históricos, culturais, econômicos, tecnológicos e sociais, ainda usados em várias organizações.
A