Teorias da administração
A TGS busca a avaliação da organização como um todo, analisando as funções como ingestão, processamento, reação ao ambiente, suprimento, regeneração das partes e decisão sobre as funções, identificando maior número de variáveis possíveis que influenciam o processo existente na Organização e realizando feed-back ao planejamento de todo processo. Seu objetivo principal é
A teoria dos sistemas é aplicada na administração como síntese e integração das teorias anteriores e da intensificação do uso da tecnologia da informação nas empresas. Suas características podem ser físicos ou concretos compostas de máquinas, equipamentos, objetos reais, e abstrato quando composto de planos, ideias etc.
TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
É utilizada para fins de estudo, preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situações futuras reais que facilite a tomada de decisão, considerando o objetivo final.
TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
É responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de tecnologia avançadas, principalmente equipamentos como computador que é elemento de TI indispensável, a fim de gerar informações para tomada de decisões.
A TI teve início na década de 1960 com o período de processamentos de dados e está em constante evolução, atualmente é reconhecida como fator de capacitação, principalmente através das telecomunicações.
TEORIA CONTINGENCIAL
Após um a série de pesquisas contingentes para compreender e explicar o funcionamento das organizações em diferentes condições que variam de acordo com o contexto das operações e o ambiente externo , que influencia a estrutura e os processos internos, chegou-se a conclusão de que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo.
Para a abordagem contingencial existe uma relação funcional entre as condições do ambiente que são definidas como independentes e as técnicas administrativas como