teorias da administração
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Bruno Rosa Alves RA 429562
Daniela Aline Pereira Silva Cardoso RA: 429672
Eduardo da Silva Batista RA: 429701
Franciele Fernanda da Silva Paião RA: 429731
Fabiana Aguiar RA: 429713
Lucas Augusto Felippe RA: 429805
Mário Oliveira Madela Junior RA: 429832
Ronaldo dos Santos Silva RA: 429866
Suelen Guimarães de Oliveira RA 7931688225
TUTOR À DISTÂNCIA: Profª Mônica Satolani
Valparaíso – SP
2013
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Toda organização tem um modelo de gestão. Algumas procuram esclarecer e explicitar o seu, para obter ganhos de desempenho, para cumprir exigências legais ou para se ajustar às práticas da governança e da excelência corporativa.
Nas últimas três décadas, as organizações brasileiras, tanto privadas como públicas, de forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão: no caso das empresas privadas, a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das empresas públicas, tal motivação era a sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviços de interesse da sociedade.
Para Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.
Deste modo, objetivando a melhoria dos processos, diminuição dos custos e aumento dos lucros, surgiram as teorias que tinham como intuito auxiliar a administrador a encontrar esse caminho bem como mostrar suas vantagens.
De acordo com Chiavenato (2004), de certo modo todas