teorias da administração
RESUMO
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM
FORTALEZA-CEARÁ
2013
1. A TEORIA CIENTÍFICA
Era uma teoria de divisão à nível pessoal. Foi fundada por Frederick Winslow Taylor em 1856 à 1915.Baseava-se na otimização da produção, com incentivo salarial e melhores condição operacional para produzir mais e especialização do trabalho para que o operário possa saber cada vez mais à respeito da parte que lhe cabia.
1.1. Crítica à teoria científica
O homem era comparado à uma peça da máquina e não como um ser humano.
1.2. A teoria científica e a enfermagem A Preocupação com o como fazer dentro da atividade que lhe foi atribuída pela divisão do trabalho, distanciando o executor da assistência como um todo, fixando apenas na parte que lhe cabe. A assistência de enfermagem integral ocorre somente nos pacientes graves.
2. A TEORIA CLÁSSICA È uma teoria fundamentada na divisão da estrutura organizacional, foi criada por FAYOL (1841-1925). Essa teoria tinha como amplitude maior na organização. Assim surgiu a divisão horizontal do trabalho que denominou de DEPARTAMENTALIZAÇÃO. As abordagens clássicas foi extremamente voltada à organização formal, esquecendo-se da organização informal.
2.1. Crítica à teoria clássica
Deve-se ao caráter prescritivo e normativo com regras e normas. Só preocupou-se com estrutura formal, ignorando a informal que é constituída pelas pessoas e suas relações.
2.2. A teoria clássica e a enfermagem
Estruturas rigidamente hierarquizadas das instâncias de saúde-organograma mostram linhas de subordinação integral. As pessoas e as relações não são consideradas. A preocupação com quantidade do trabalho é maior do que a qualidade. Os serviços de enfermagem são comprometidos.
3. A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Foi criada no início da década de 1930, determinada pela necessidade