Teorias da administração
Chester L. Barnard desenvolveu a teoria sobre a vida nas organizações, estudo esse baseado em sua experiência profissional e em estudos de sociologia e filosofia. Barnard defende que o todo deve ser maior que a soma das partes, ou seja, que a sinergia deve ser positiva, onde pessoas em grupo alcançam objetivos que não aconteceria se estivessem separadas. Segundo STONER (1999, p.29) Barnard afirma que uma empresa só pode operar com eficiência e sobreviver quando os objetivos da organização são mantidos em equilíbrio com os objetivos e as necessidades dos indivíduos que para ela trabalham.
Todas as teorias da administração são produto do ambiente, forças sociais, econômicas, políticas, tecnológicas e culturais. Situações de nosso dia-a-dia são bem claras das teorias administrativas, pois em cada situação vemos a relação com as teorias.
Chester L. Barnard desenvolveu a teoria sobre a vida nas organizações, estudo esse baseado em sua experiência profissional e em estudos de sociologia e filosofia. Barnard defende que o todo deve ser maior que a soma das partes, ou seja, que a sinergia deve ser positiva, onde pessoas em grupo alcançam objetivos que não aconteceria se estivessem separadas. Segundo STONER (1999, p.29) Barnard afirma que uma empresa só pode operar com eficiência e sobreviver quando os objetivos da organização são mantidos em equilíbrio com os objetivos e as necessidades dos indivíduos que para ela