Teorias da administração
Turma 02
Matéria: Teorias da Administração Professor:
Tutor:Marcelo Antonio rocha de Oliveira
Lenuzza Fernanda de Paula Lima Ventureli
Data:31/03/2012
1) Para Megginson et al. (1998), o planejamento pode ser definido como o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro, afirma Maximiano (2006a). Planejamento é uma ferramenta para analisar o ambiente externo e interno, reafirmar a missão da Organização, coletar dados e transforma-los em informações e definir os planos de ação. Estudos realizados por Alfred Chandler, entre o final da década de 1940 e início dos anos 1960, definiram três níveis administrativos – estratégico, tático e operacional. Assim, os planos também passaram a ser classificados de acordo com os níveis principais e abrangência da organização. Conceitue planos estratégicos, táticos e operacionais.
Planos estratégicos-Abrangem toda a organização e sua relação com o ambiente .São planos que estabelecem a missão ,os produtos e os serviços a serem comercializados no mercado,os clientes e mercados a serem atendidos .A responsabilidade deste plano ,é caracterizado a longo prazo (acima de quatro anos) é da alta administração. Planos táticos-traduzem em ações especializadas ,como marketing,operações, recursos humanos e finanças.A gerencia média é responsável pela implementação ,em um período de médio prazo (entre um e três anos).Na Administração Publica podemos incluir as secretarias municipais, como a de desenvolvimento social.
Planos operacionais-Responsavel por definir as atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivo estratégicos ou táticos como a definição de orçamento financeiro,lançamento de um produto (marketing),plano de treinamento(recursos humanos).A responsabilidade fica por parte dos supervisores,chefes de setores e cargos a