Teorias da Administração: Tendências contemporâneas
MAXIMIANO. A. C. C. Teorias da Administração: Tendências contemporâneas. In: ______. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2009.
Tem como objetivos ilustrar como as teorias da administração desenvolveram-se no século XX, dizem ainda quais são as mais admiráveis tendências da teoria e da prática da administração na atualidade.
Como principais contribuição citamos o Modelo da grande corporação com as ideias de administração central com foco na estratégia, organização por unidades de negócios, administração por objetivos, avaliação do desempenho organizacional.
Temos a evolução do processo administrativo com ideia central em tendo diversos praticantes e estudiosos da administração, onde apresentaram ideias para aprimorar as definições de Fayol.
O texto aborda os aspectos da Escola da qualidade onde fala sobre uniformidade de produtos e serviços, a importância da satisfação do cliente, do sistema da qualidade,da qualidade assegurada, e da qualidade total.
Explica sobre o Modelo Japonês, onde há a ênfase na eficiência e no combate ao desperdício, usando a simplificação do modelo Ford, a qualidade total, a participação dos funcionários no processo decisório.
O autor cita a importância da Qualidade de vida no trabalho, onde há uma visão holística (sistêmica) do ser humano em seu ambiente de trabalho. A importância ainda da Saúde biológica, psíquica e social são integrantes da QVT.
É tratado sobre a Gestão por processos, onde há a integração das unidades organizacionais em processos que unem as fontes de suprimentos ao cliente.
Fala ainda sobre a Administração de projetos, onde há a aplicação dos princípios do processo administrativo à atividade temporária.
O autor cita sobre a Aprendizagem organizacional e seu processo coletivo de aquisição de competências, por meio da solução de problemas.
Um dos pontos tratados é a Administração empreendedora como parte do desenvolvimento de empreendedores para criar novos negócios e a Administração