Teorias da administração - relações humanas
Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas teve início na década de 30 nos Estados Unidos, porém seu surgimento somente foi possível com o desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e a Psicologia do Trabalho. A Psicologia do Trabalho ou da Indústria teve seu início na 1ª década do século passado.
Etapas do Desenvolvimento
A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho
Durante a Administração Científica eram verificadas as exigências de cada tarefa e qual o tipo de executante seria ideal para ela. A partir deste ponto era escolhido o funcionário para o cargo. Esta etapa ficou conhecida como Psicologia do Trabalho ou Psicologia Industrial.
Os temas abordados pela Psicologia Industrial nesta etapa foram a seleção de pessoal, orientação profissional, os métodos de aprendizagem e de trabalho, a fisiologia do trabalho e o estudo dos acidentes e da fadiga.
A adaptação do trabalho ao trabalhador
Esta etapa ficou caracterizada pela crescente atenção voltada para os aspectos individuais e sociais do trabalho. A idéia era que esses aspectos tivessem predominância sobre os aspectos produtivos.
Os temas predominantes nesta etapa foram o estudo da personalidade do trabalhador edo chefe, da motivação e dos incentivos do trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.
Origens das Relações Humanas
A Necessidade de se humanizar e democratizar a Administração – Teve início a libertação da administração dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
O desenvolvimento das chamadas ciências humanas
– principalmente a psicologia e a sociologia, bem como a sua crescente influência intelectual e suas primeiras tentativas de aplicação a organização industrial.
1ª Pesquisa - Filadelphia
Em 1923 Elton Mayo estava conduzindo uma pesquisa em uma indústria