Teorias da Administralçao
- Utiliza métodos cientifícos para garantir maior produtividade;
Através do estudos dos tempos e movimentos foi possível identificar e determinar o tempo necessário para execução das tarefas. Dessa maneira, selecionava-se os profissionais adequados, de modo a realizarem as tarefas sem despedício de tempo e energia e com o aumento na velocidade de produção.
- Promove a especialização do trabalhador;
A especialização do trabalhador está diretamente relacionada com o aumento da produtividade, pois a empresa percebeu que quanto mais especializado fosse o empregado, maior seria sua produtividade, visto que ele desempenharia uma única função todo o tempo. O trabalhador passa a realizar tarefas de maneira contínua e repetitiva. Além disso, os salários se tornaram proporcionais a produção de cada indivíduo.
Um possível exemplo para o taylorismo são empresas automobilísticas, afinal é impossível imaginar uma empresa de produção automobilística sem divisões de tarefas para cada funcionário e uma linha de montagem.
I) Teoria das relações humanas
- Trabalhador para de ser visto apenas como um apêndice de máquina;
Desenvolve- se a preocupação com o bem estar do funcionário dentro das instalações de trabalho. Visto que isso seria uma forma de melhorar a produtividade e as interações sociais.
- Melhorar condições de trabalho, melhora a produtividade;
Em um ambiente de trabalho ameno, os empregados sentem- se motivados e conseguem se relacionar de maneira benéfica à produção. Dessa maneira, os indivíduos se apoiam nos grupos formais e informais para agir e reagir a determinadas situações na organização.
Uma empresa que se destaca é o Banco Bradesco, que se preocupa em realizar uma Gestão Responsável com valorização dos colaboradores, melhoria do ambiente de trabalho e práticas ecoeficientes.