Teorias Da Adm
3° Semestre do curso de Administração
Paraiso do Norte, 04 de Março de 2015
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar as seguintes teorias de Administração: Teoria da Administração Científica, de Frederic Winslow Taylor; Teoria Clássica da Administração, de Henri Fayol; Teoria da Escola Burocrática, de Max Weber e Teoria do Fordismo, de Henry Ford. Faremos uma breve apresentação da teoria explicando seus princípios e a aplicação de seus métodos em duas empresas. E no final uma análise sobre cada teoria.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um resumo das teorias de Administração dos teóricos, Frederic Winslow Taylor, Henri Fayol, Max Weber e Henry Ford. Explicando cada uma delas e mostrando dois exemplo de empresas que as usam, no final temos uma análise das teorias para melhor compreensão.
Teoria da Administração Científica
Frederic Winslow Taylor (1856-1915),criou um modelo de administração chamado Administração Cientifica. Seu trabalho pode ser dividido em duas partes, a primeira com o lançamento do livro Administração de Oficina, em 1903, que fala sobre técnicas de melhoras a partir do estudo de tempos e movimentos. Nessa época Taylor afirmava que: - Uma boa administração deveria pagar salários altos e ter baixo custo na produção; - Os empregados e os materiais devem ser selecionados cientificamente, assim como as condições de trabalho, para o cumprimento das normas. - Os empregados tem que ser treinados para executar suas tarefas. - Os trabalhadores e a administração devem cooperar entre si.
A segunda parte vem com o lançamento do livro Princípios da Administração Cientifica, em 1911, onde ele concluiu que todo trabalho da empresa deve ser acompanhado para que a aplicação dos princípios seja mais eficiente. No livro, Taylor citou três grupos de problemas que as indústrias da época tinham: - Vadiagem sistemática dos operários, esse mal