Teorias da adm
PASSO 1
CAPITAL INTELECTUAL O tema Capital Intelectual apresentar-se oportuno, devido ser o principal elo entre os resultados a longevidade corporativa, e por ser uma área interessante para pesquisa e aprendizado contínuos, visto que é algo contemporâneo e de relevância diante da constante vulnerabilidade do mercado, que ocorre em virtude das inovações tecnológicas, do novo perfil do consumidor, da competitividade baseada em conhecimento, enfim, pela globalização em si. Na atualidade as organizações que detêm o conhecimento, conseqüentemente, detêm o poder. E este poder sustentado pela capacidade de desenvolvimento da presciência dos fatos, da inovação, propagação social e mobilidade (transpor limites) permite à organização uma maior flexibilidade diante da influência dos fatores externos.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Conceitos básicos dados e informações quando processados ao longo do tempo, geram conhecimento, que abarca expertise e insight oferecidos pelos indivíduos. Este ato desconhecer oferecido pelo indivíduo, quando segregado e alinhado aos objetivos organizacionais geram o conhecimento corporativo, refletindo nos produtos e serviços que visam atender às necessidades específicas dos clientes. O conhecimento surge da condensação de dados, informações e crenças, os quais emergem do pensamento humano e fazem parte do complicado processo de entendimento do ser. Além disso, os autores fazem uma conexão entre conhecimento, informação e dados. Ressaltando a grande importância do conhecimento e aprendizado, uma vez que estes agregam valor ao processo e, conseqüentemente, inovam a cadeia de valores. Desta forma, insumos como o capital, máquinas e outros fatores de tangíveis de produção passam a ser secundários, já que não pensam e nem criam.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – APO
Concentra atenção sobre as áreas principais da eficácia organizacional; identifica progresso das áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos; melhora o controle da