Teorias da adm
Habilidades humanas - relacionadas ao tratamento de pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações exercendo liderança; essa habilidade é necessária em qualquer tipo de nível organizacional, principalmente aqueles que ocupam cargos de liderança.
Habilidades conceituais – relacionada a capacidade de ver a empresa de maneira ampla. Capacidade de compreender a complexidade, de modo global da empresa promovendo o ajustamento dos participantes da empresa.
Segundo Montana e Charnov (200, p. 8) “é a habilidade de pensar e solucionar problemas com conseqüências de prazo mais longo para a empresa”.
COMPETENCIAS é um conjunto de conhecimento, habilidades, comportamentos e atitudes de quem uma pessoa necessita para se eficaz em um vasto campo de atividades administrativas, em vários tipos de organizações.
ADMINISTRAR – Do latim direção, tendência para. Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
Um fenômeno universal hoje, pois cada organização requer tomada e decisão acerca de diferentes recursos para se atingir o desempenho desejado.
“Processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais’”. Caravantes, Panno e kloeckner