TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM
2241 palavras
9 páginas
INTRODUÇÃOApós apresentação das Teorias contemporâneas do Ensino-Aprendizagem tendo como foco os pensamentos de quatro dos principais teóricos como Freud, Skinner, Piaget e Vygostky foi lançado o desafio de fazer uma análise de estudo de casos com relevância dos autores mencionados. Esses teóricos tiveram uma colaboração muito grande em relação a todo o processo de ensino-aprendizagem, ainda hoje seus estudos são analisados, debatidos e até mesmo questionados. Essa discussão que perpassa pelos processos de epistemologia genética até o construtivismo. Vale ser ressaltado a preocupação de cada teórico apresentava para entender todo o processo de desenvolvimento intelectual do ser humano. A priori não houve muita expectativa sobre o assunto, mas, após estudos e debates percebeu-se a proporção imensurável do trabalho e sentiu-se que se fazia necessário estudar mais profundamente esse assunto.
Considerem:
1) Aluno indisciplinado, 13 anos, repetente (saiu e voltou à escola), não deixa os seus professores darem aulas e é frequentemente retirado da sala de aula para conversar com o diretor.
2) Aluna vítima de violência sexual desde 5 anos. Agora tem 11, é muito desconectada da realidade, nunca fala mais do que poucas palavras e tem desempenho acadêmico mediano.
3) O mundialmente famoso caso do rapaz de 24 anos que entrou em sua ex-escola no Rio de Janeiro, matou várias pessoas e depois se matou.
4) Uma professora que estará aposentada em cinco anos e é muito autoritária; mantém a ordem da turma com rigor militar, raramente sorri; todos os alunos odeiam suas aulas.
Explique cada caso, apontando para soluções a partir de todos os conceitos teóricos discutidos em aula de:
a) Freud;
b) Skinner;
c) Piaget;
d) Vygostsky
Respostas:
1-a: Conceito I: Regressão: o indivíduo retorna as etapas anteriores de seu desenvolvimento; é uma passagem para modos de expressão mais primitivos.
1-b: Conceito I: Estímulo reforçador