Teorias administrativas
1) Taylor -> Administração Científica
Seu conceito era aumentar a eficiência de produção por meio do esforço racional, evitando, assim, o desperdício e promovendo a prosperidade dos patrões e empregados. A maximização da produtividade seria alcançada se os trabalhadores fossem mais eficientes. Isso geraria a prosperidade econômica. Seus princípios eram: pagamento de altos salários e baixo custo de produção; pesquisas para encontrar o melhor método de executar as tarefas; selecionar e treinar os empregados cientificamente e uma relação íntima e cordial entre patrão e empregados.
2) Ford -> Linha de Montagem
As peças e suas produções seriam padronizadas. O mesmo sistema de calibragem para todas as peças, em todo processo de manufatura. A divisão do trabalho gera a maior especialização do trabalhador.
3) Fayol -> Processo Administrativo
A administração é uma função distinta das demais funções (finanças, produção e distribuição). A administração é um processo de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. O sistema administrativo pode ser ensinado e aprendido. A empresa era vista como uma entidade abstrata, conduzida por um sistema racional de regras e autoridades. Fayol cria 14 princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz. Entre eles, disciplina, espírito de equipe, ordem e divisão de trabalho.
4) Weber -> Burocracia
A burocracia é a forma mais racional de exercer a autoridade e obter obediência. As organizações burocráticas são máquinas impessoais que funcionam de acordo com regras racionais (dependem da lógica e não de interesses pessoais)
5) Mayo -> A Escola das Relações Humanas
Um bom tratamento leva a um bom desempenho. O grupo precisa ser leal à administração, pois, assim, o resultado será positivo para a empresa. Caso contrário, se o grupo decide priorizar seus próprios interesses, o resultado será negativo. Os