teorias administrativas
A estrutura administrativa dos serviços de saúde são classificadas em modelos de gerenciamentos pautados nas teorias administrativas. Ao longo do tempo essas teorias influenciaram o âmbito hospitalar e consequentemente a equipe de enfermagem evidenciando a complexidade e a assistência dos serviços prestados. Na assistência promovida nos serviços de saúde podemos encontrar diversos exemplos de características administrativas que permeiam não só as empresas, mas também os funcionários:
Exemplos:
Teoria Cientifica: Teoria com ênfase no aumento da produção pela eficiência, execução das tarefas e eliminação do desperdício. Exemplo: Adoção de uma instituição de saúde ou hospital ao utilizar métodos e manuais de técnicas e procedimentos.
Teoria Clássica: Teoria com ênfase na gerência com caráter impositivo na organização com estruturas rigidamente hierarquizadas. Exemplo: Um ornograma definido pela chefia de enfermagem com linhas de subordinação hierarquizada na equipe de enfermagem.
Teoria das Relações Humanas: Teoria com ênfase nas relações informais, buscando as necessidades básicas do trabalhador. Exemplo: Preocupação de um enfermeiro na condução de uma equipe de enfermagem, levando em conta a humanização dos serviços e favorecendo a equipe.
Teoria Burocrática: Teoria com ênfase formal nas comunicações, normas, regulamentos, rotinas e procedimentos padronizados. Exemplo: Formalização de uma instituição de saúde ao adquirir vias impressas, formulários com preenchimento obrigatório na solicitação de serviços e bens. Contribuindo assim para praticas absoletas.
Teoria Comportamental: Teoria com ênfase na motivação humana, buscando conhecer as necessidades humanas para compreender seu comportamento. Exemplo: O enfermeiro ao gerenciar uma equipe, procura administrar a mesma a parti do comportamento de