Teorias administrativas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
Administração Cientìfica
Esse modelo de administração foi desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), considerado um dos primeiros sistematizadores da administração de empresas e fundador da moderna TGA e foi iniciado no começo do século XX. Ele se baseia nas tarefas da organização. Esse nome, administração científica é devido ao fato de implantar métodos da ciência às operações de trabalho, com o objetivo de aumento da eficiência industrial, baseado na observação e mensuração onde o foco principal foi eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e alavancar, através de técnicas da engenharia industrial, a produtividade.
Teoria Clássica
Essa Teoria foi desenvolvida pelo engenheiro francês Henri Fayol (1841-1925), partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, surgiu em 1916 na França e espalhou-se pela Europa. Ela se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Tem o mesmo objetivo da Teoria Clássica, a busca da eficiência industrial, baseado na racionalização do trabalho do operário e pelo somatório da eficiência individual.
Teoria das Relações Humanas
Essa teoria foi desenvolvida pelo médico e sociólogo Elton Mayo (1880-1949), surgiu como conseqüência das conclusões de uma experiência nomeada Experiência de Hawthorne (1927-1932), que consistia em testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positivamente ou negativamente, a produção. Teve sua origem pela necessidade de se humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo.
Teoria Neoclássica
Essa teoria foi uma retomada das abordagens