Teorias administrativas
3.1 Apresentações sintéticas dos conceitos desenvolvidos pelas várias Teorias da Administração.
* Teoria da Administração Científica: Organizando o Chão de Fábrica Surgiu no século XX com Frederick W. Taylor que preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo, seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.
* Teoria Clássica da Administração: Organizando a Empresa Liderada por Henri Fayol, enfocou a variável estrutura organizacional, definido em um conjunto de 06 funções: técnica, financeira, contábil, comercial, segurança e administrativa.
Para fayol esta função administrativa era constituída pelo POCCC (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar).
* Teoria das Relações Humanas – Humanizando a Empresa Teve como principal representante Elton Mayo, sendo considerada como uma reação e oposição aos conceitos pregados pela teoria clássica. Seu interesse concentrou-se nas relações informais das pessoas na organização. Aspectos importantes: necessidade de humanizar e democratizar, desenvolvimento das ciências humanas, idéias da filosofia pragmática e conclusões da experiência de Hawthore.
* Teoria Neoclássica da Administração – Definindo o Papel do Administrador Seu principal representante foi Peter Drucker ele focava as variáveis: Tarefas, Estrutura Organizacional e Pessoas. Características:
* Ênfase na prática da administração “valorização dos resultados concretos”. * Reafirmação dos postulados clássicos que de certa forma é uma reação a teoria humanista. * Ênfase nos princípios gerais da administração, tais como planejar, organizar, dirigir e controlar.