Teorias administrativas
JÚLIO SILVA SOUSA
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
QUERÊNCIA-MT
2009
JÚLIO SILVA SOUSA
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Trabalho apresentado ao Curso MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do módulo I sob orientação dos professores do Modulo I
QUERÊNCIA-MT
2009
INTRODUÇÃO
O trabalho que segue tem o intuito de apresentar Como as teorias administrativas foram elaboradas por seus respectivos autores e qual a influência dessas teorias para a administração das empresas de hoje.
A gestão de pessoas também é citada, bem como sua definição e objetivo, alem da gestao de pessoas por competencias.
Ua análise na economia brasileira também é feita.
1. Importância das teorias administrativas na gestão contemporânea
As teorias administrativas surgiram a partir da Revolução Industrial onde ocorreu a defesa da racionalização da produção, divisão de tarefas em múltiplas etapas bem como a supervisão cerrada e obediência hierárquica dentro da organização empresarial.
Para Maximiano (2007),
As teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência pratica das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade.
Algumas teorias que foram criadas contêm princípios de outras teorias que são válidas atualmente, nas quais se baseiam, não as eliminando, mas acrescentando novas idéias. O administrador deve conhecê-las para ter condições de decidir adequada e acertadamente, agregando novos valores aos seus conhecimentos, pois, por mais que são teorias desenvolvidas em outros tempos, elas ainda são aplicáveis às situações da atualidade.
2. A gestão estratégica de pessoas e sua evolução
Frederick W. Taylor foi o fundador da administração científica. Desenvolveu estudos sobre técnicas de racionalização do trabalho dos operários,